+5585 9 99326318 TIM

+5588 9 99851213 TIM

contato@experimentejeri.com.br

Home

Jericoacoara

Um Pouco de História

Jericoacoara já estava nos mapas deste 1629.

Mapa em 1629

Jericoacoara surge no cenário internacional muito antes de sua descoberta pelos turistas. Sua localização sempre a fez especial, pois está naturalmente protegida por uma verdadeira “cordilheira de dunas”, o que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, a única forma que tinham para chegar, era pelo mar. Claro que nossos sábios  índios Tremembé, já conheciam suas beldades. Há relatos que os portugueses chegaram aqui por volta de 1629 e chamaram o vilarejo de Nossa Senhora do Rosário e usaram o local como base de apoio em batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão. Nesta época, Jericoacoara foi palco de batalhas entre os portugueses e os franceses que ocupavam o Maranhão, bem como com piratas que vinham saquear a vila. Nessas batalhas os portugueses sagraram se vitoriosos.

Jericoacoara está em uma pequena península protegida pelo Serrote, que impede que a vila seja coberta pelas dunas móveis que formam o hoje conhecido Parque Nacional de Jericoacoara. Esta sua localização permite que se tenha mar tanto ao leste como a oeste, tornando-se um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol e da lua no mar. Também é esta peculiaridade em sua localização que tornou Jericoacoara famosa como um dos lugares de vento mais forte e constante no mundo. Aqui é possível velejar próximo da costa sem que o vento tenha muita interferência do continente.

Controvérsias a parte, Jericoacoara é uma das praias mais bonitas do mundo

Praia de Jericoacoara com maré baixa, uma nova paisagem

 

 

Sempre que se fala sobre Jericoacoara, menciona-se reportagem na qual saiu como sendo uma das 10 praias mais bonitas do mundo no Washington Post. Realmente a reportagem saiu no dia 15 de março de 1987, mas falava-se mais sobre como era a vida dura das pessoas que aqui estavam, com suas feições sofridas e sonhos de viver em uma grande cidade, do que das belezas naturais da região. Chegaram até a mencionar que aqui os moradores não sabiam o que eram as  “T-shirt” (e quem precisa delas?). A história deu pano pra manga e como até hoje menciona-se tal fato como verdadeiro, ninguém aqui ou acolá irá questionar se Jericoacoara é uma das praias mais bonitas do mundo. Para os mais curiosos, podem ler a reportagem original, e para os mais audaciosos, vale uma visita a Jeri.

 

Tartaruga ou Jacaré?

A controvérsia continua com a origem do nome, alguns pescadores dizem que o Serrote, quando visto do mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou quarando ao sol. Daí a origem do nome da vila seria Jacarequara. A outra versão e mais antiga, vem do tupi, yurucuá (tartaruga) com coara (buraco ou toca) Yurucuácoara, o buraco das tartarugas. Isto refere-se ao fato de Jericoacoara ter sido um berçário de tartarugas, um local onde as tartarugas vinham cavar os buracos para desovarem.

Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara

Como chegar em Jericoacoara

Foi criado em 2002, com uma área de 8.416 hectares, com o objetivo de preservar os recursos naturais e estudar o belo fenômeno das dunas móveis que ocorrem na região. Com o apoio do  ICMBio, que instalou-se no Parna, voltamos a ouvir relatos de tartarugas na região e os cavalos marinho voltaram a ser uma atração garantida para quem vem à Jericoacoara.

Jericoacoara está há 300 km do aeroporto mais perto que fica em Fortaleza. Para conhecer suas belezas são necessários percorrer 280 km  de asfalto e aproximadamente  20 km de trilhas   entre dunas,  praias ou piçarras, o  que  justificam  o  uso  dos veículos  4×4  (4WD).  Para fazer este trecho são três vias permitidas e em todas há a necessidade de atravessar  o Parna  com suas inúmeras dunas móveis.

Prepare-se para esta aventura e venha experimentar o que Jericoacoara tem de melhor!