O principal atrativo de Jericoacoara é o conjunto de suas paisagens exuberantes, com dunas enormes, praias formando desenhos curiosos e a diversidade cultural criada na interação dos pescadores nativos com visitantes de várias partes do Brasil e do mundo.
Em Jeri, tudo tem um toque mais calmo e descontraído, o que dá a sensação de estar em um lugar fora do tempo. Talvez a distância e dificuldade de tudo chegar em Jericoacoara, faça com que as pessoas aprendam a ter paciência. Este é um dos requisitos para visitar Jericoacoara, aqui você tem que esperar a maré para decidir a hora dos passeios, esperar o vento “entrar” para velejar e esperar o sol se pôr para aplaudir. Ainda é a natureza quem dita as regras, mas isso não quer dizer que o visitante será privado do conforto e do bom atendimento, todos irão se surpreender com a hospitalidade e boa estrutura da vila.
Jericoacoara é o lugar perfeito para quem quer fugir da agitação da cidade, e manter o seu conforto. Aqui, tudo tem outro ritmo. Com poucos carros na vila, tudo é feito caminhando e em pouco tempo você conhecerá grande parte dos moradores. Quem ficar por aqui 5 dias, se sentirá em casa cumprimentando todas as pessoas pelos becos da vila. Aproveite para relaxar e desfrutar ao máximo tudo o que Jericoacoara lhe oferece.
Sua vinda para Jericoacoara já pode ser uma aventura
Pôr do sol na CE 085
Jericoacoara está a 300 km do aeroporto mais perto que fica em Fortaleza. O acesso mais rápido é pela rodovia CE 085 (Estruturante Costa Do Sol Poente). Esta opção de transfer é a mais rápida para quem quer chegar a Jericoacoara, e pode ser feito em qualquer horário, saindo do aeroporto ou de um hotel em Fortaleza. Após 1:30h de viagem, há a possibilidade de parar em Paraipaba para um lanche e uso dos banheiros. O local é simples, mas serve uma das melhores tapiocas com queijo coalho da região, que fica melhor se acompanhada de um cafezinho ou cajuína bem gelada. Aproveite para comprar algumas guloseimas cearenses para completar a viagem. Percorrendo mais 2:00 h de asfalto, inicia-se o trecho off road da viagem. Passando pela praia do Preá ou por dentro do Parna, entre dunas e lagoas sazonais é possível avistar pela primeira vez a Vila de Jericoacoara com seu farol no alto do Serrote. O momento é de admirar como a Vila de Jericoacoara é protegida pelo Serrote. Percebam a direção do vento e das dunas e como elas não chegam no pequeno espaço em que a vila foi construída. Este é um momento único de entender como foi possível construir uma vila rodeada de dunas móveis sem que elas cubram a vila. Depois que chegarem a Jeri estarão tão surpresos com a beleza que vão encontrar, que a única coisa que passará pela cabeça é que seria injusto se a vila não existisse. Veículo com ar condicionado que acomoda até 6 pessoas.
Deixando a praia de Lagoinha
Nesta viagem quem decide o horário de inicio é a natureza, ou seja, a maré. São inúmeras praias no trajeto e beleza sem igual. O difícil é apenas passar por elas sem dar uma paradinha. Este belo passeio pode ser feito em dois dias, assim há a possibilidade de tomar um banho de mar e aproveitar melhor a paisagem. O trajeto começa por asfalto até Cumbuco, quando deixamos o asfalto e a estrada passa a ser a própria praia. Agora as atrações são muitas: dunas do Cumbuco, Lagoa do Banana, praias do Pecém, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Flecheiras… acho que merecemos uma parada, quem sabe um almoço. A viagem continua, Guajiru, Mundaú, praia da Baleia, Caetano, Icaraizinho, Preá e Jericoacoara. São aproximadamente 8 horas de viagem quando feita em um dia. Nossa sugestão é que este trajeto seja feito em 2 dias, com pernoite em Mundaú, Guajiru ou Icaraizinho. Assim, podem chegar em Jericoacoara ainda com tempo para ver o Pôr do Sol. Veículo com ar condicionado que acomoda até 6 pessoas.
O descanso merecido
Para quem tem pouco tempo para aproveitar as belezas de Jericoacoara a melhor opção é fazer o transfer via asfalto e antes de chegar em Jeri dar aquela paradinha na Lagoa do Paraíso. O momento é de relaxar, dar um mergulho na Lagoa com suas águas cristalinas, ficar deitado nas espreguiçadeiras apenas esperando o almoço ficar pronto para saboreá-lo. Para fazer a digestão, nada melhor que uma rede, seja à sombra de um cajueiro ou dentro da água. Energias restabelecidas, voltamos a viagem atravessando as dunas do Parque Nacional de Jericoacoara ou pela Praia do Preá visitando a curiosa Árvore da Preguiça. Veículo com ar condicionado que acomoda até 6 pessoas.
A van tem saídas diárias de Fortaleza partindo dos hotéis da orla de Fortaleza (Praia do Futuro, Mucuripe, Meireles e Praia de Iracema). Em Jijoca de Jericoacoara há uma parada para troca de veículo, pois a viagem segue em uma jardineira (veículo 4×4 adaptado). O embarque em Fortaleza acontece entre 6:45h e 8:00h; para o retorno, Jericoacoara x Fortaleza, as saídas são agendadas para 9:00h com chegada prevista a partir de 18:00h. Há uma parada entre 10:00h e 12:30h no ponto de apoio na Lagoa do Paraíso antes de embarque na van. Os horários mencionados são aproximados. Dependendo da quantidade de pessoas no dia de sua viagem, a van pode ser substituída por um microônibus ou ônibus.
A van tem saídas diárias de Fortaleza partindo do aeroporto e passando pelos hotéis da Av. Beira Mar. Em Jijoca de Jericoacoara há uma parada onde haverá um buggy aguardando-os para o passeio à Lagoa do Paraíso. O buggy segue até um restaurante na Lagoa, onde poderão desfrutar de um refrescante banho em águas cristalinas. Após almoço o buggy os trará até Jericoacoara atravessando as dunas do Parque Nacional de Jericoacoara. Combinação perfeita para quem quer conforto e aventura sem gastar muito. Van com ar condicionado e buggy para até 3 pessoas com bagagens.
Pensando na economia para você e em respeito ao meio ambiente, oferecemos o serviço de dividir o transfer Fortaleza x Jeri x Fortaleza em carro 4×4. Seja qual for a sua preferência para chegar em Jericoacoara, envie-nos o horário e data que deseja contratar os serviços e procuramos mais pessoas para dividí-lo. Procuramos otimizar os deslocamentos dos veículos que fazem este trajeto e também promover a interação entre os visitantes. Também oferecemos este serviço para os passeios.
Dica Experimente Jeri: procure agendar sua chegada em Fortaleza entre 11:00h e 13:00h, pois chegam em torno de 15 vôos e a possibilidade de encontrarmos outras pessoas interessadas é maior.
Chegando em Jericoacoara sua aventura está garantida
Lagoa do Coração
Saída com horário agendado, segue até a Árvore da Preguiça onde é feita a primeira parada para fotos. A próxima atração é a Praia/Vila do Preá no município de Cruz. O passeio continua rumo às Lagoas Azul com parada para banho e depois Lagoa do Paraíso para almoço e mais banho nas águas cristalinas. Aproveite para descansar nas redes dentro d’água, é um luxo que só se encontra por aqui. Buggy para até 4 pessoas.
Dona Delmira
Saída pela manhã, até as 9:30h, pela praia passando pela duna do Pôr do Sol e seguindo até o Mangue Seco, onde é possível fazer uma parada para visitar o estuário dos cavalos marinhos. Esta visita é feita em canoa, no Rio Guriú, sob a orientação dos guias locais. Seguindo a viagem, mais uma aventura, a travessia em uma pequena balsa feita sob medida para até dois buggies. Já em outro município, Camocim, chegamos à Velha Tatajuba, com parada para conhecer Dona Delmira e suas histórias sobre a vila que foi soterrada pelas dunas há mais de 30 anos. Na Nova Tatajuba, conhecemos a Duna da Emoção ou do Funil, a mais alta da região e seguimos para Lagoa da Torta onde há uma parada para almoço e banho. Retorno conforme a maré. Buggy para até 4 pessoas.
Ostras
Saída de Jericoacoara pela parte da manhã indo até a localidade de Mangue Seco, pela praia. Em uma das barracas, localizadas próximo ao Rio Guriú, pode-se escolher os caranguejos que irão ser servidos. Enquanto aguardam o almoço há a opção de fazer o passeio para observação dos cavalos marinhos. Para os amantes da comida regional, oferecemos galinha caipira, bode e capote, apenas com reserva. Buggy para até 4 pessoas.
Rumo a Pedra Furada
Para os amantes das caminhadas oferecemos a tradicional, para a Pedra Furada, que dependendo da maré pode ser feita pela praia ou pelo serrote. São muitas as histórias que ouvirão, inclusive de sereias. De cima do Serrote é possível ver a grandeza do Parque Nacional e o caminho que as dunas seguem. Vale a pena ver o filme ” A Ostra e o Vento” antes de fazer a viagem e tentar entender o porquê que a personagem Marcela, apaixonou se pelo Vento.
Podemos organizar caminhadas com roteiros exclusivos por dentro do Parque Nacional até lagoas sazonais ou para os mais desbravadores, até a Lagoa do Paraíso e Azul. Para quem tem preparo físico é possível seguir até Camocim passando por praias desertas.
Aulas de kitesurf
Considerada por muitos como o melhor lugar do mundo para a prática de windsurf a temporada inicia no final de julho e vai até inicio de janeiro. Novembro tem os ventos mais fortes e constantes, perfeito para quem já pratica e quer muita aventura. No início de dezembro surgem as ondas e as manobras são impressionantes. Aqui você pode velejar junto com os melhores do mundo, que costumam passar temporadas de 2 a 3 meses. Nosso veículo é apropriado para o transporte do equipamento, que fica totalmente na horizontal evitando danos durante o transporte. Para quem quer iniciar, há aula de 2 dias e então já podem praticar só.
Se está a procura de mais aventura, o Kitesurf é a sua. Um esporte que cresce a cada ano, tem aqui local específico para sua prática. Oferecemos pacotes com downwind ou visita para os melhores points; para os iniciantes, os cursos têm duração de 3 dias.
Lagoas Sazonais dentro do Parque Nacional de Jericoacoara
São inúmeras as atividades que podem ser desfrutadas em Jericoacoara, pescar em canoas, cavalgadas em noite de lua cheia, aprender crochet, capoeira, forró, praticar ioga na praia, receber massagens relaxantes e estéticas, degustar pratos regionais, visitar farinhadas, comer lagosta e camarão junto dos pescadores. Aqui vocês dizem o que gostam e nós vamos à procura da melhor maneira de satisfazê-los.